quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade interdisciplinar

Atividade: Patinhos na lagoa

Objetivos: Desenvolver a socialização, a percepção visual e auditiva, o raciocínio lógico, a atenção e o respeito aos momentos em que o silêncio se faz necessário.

Eixos de trabalho: Artes, Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Identidade e autonomia e música.

Desenvolvimento: Mostrar para as crianças o desenho de uma lagoa vazia, que representa o silêncio; um outro desenho em que a lagoa tem um patinho, que representa o som de 1 "quá" e uma lagoa com dois patinhos, que representam o som de 2 "quás". Para melhor compreensão, as crianças devem receber um desenho da lagoa vazia, onde será carimbada a mão da criança, 2 vezes para representar os patinhos. A paisagem deve ser completada com outros materiais como papel picado e giz de cera. Disponibilizar várias fichas com os desenhos da lagoa com e sem patinhos, que serão dispostas de várias formas diferentes. A brincadeira é fazer a leitura dos patinhos.

As crianças se divertiram ao assistir o vídeo com a música "O Pato" (Vinícius de Moraes) e gostaram da atividade, principalmente de inverter a ordem das fichas para a leitura dos patinhos.