quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desenhando o Som

Atividade: Ouvir e desenhar o som

Conteúdo: Intensidade e tempo do som

Eixos temáticos: Música, Artes e Matemática

Objetivo: Desenvolver a percepção auditiva, visual e tátil e adquirir noções de intensidade, tempo e espaço como "forte e fraco", "curto e longo", "rápido e devagar".

Metodologia: Conversar com as crianças sobre os sons que podem ser fortes e fracos , longos e curtos, altos e baixos. Solicitar que ouçam a flauta e desenhem os sons. Após tocar para o grupo e observar os desenhos, pedir que cada criança identifique o som que desenhou. Fazer perguntas como: onde está o som forte, o som fraco, o som curto, o som longo, o som lento e o rápido. Marcar as respostas junto ao desenho indicado. Se a criança não conseguir mostrar cada som que desenhou, intervir tocando individualmente cada som para ser desenhado.




As crianças entenderam o que solicitei. Ficaram atentas aos sons que toquei e conseguiram fazer a atividade com coerência. Precisei intervir com 2 alunos, que quando ouviram os sons individualmente , desenharam e identificaram o que ouviram. Para essa atividade, usei recursos simples como papel A4, giz de cera e uma flauta e os resultados foram muito satisfatórios.